Com quanto tempo o bebê começa a engatinhar?
Acompanhar o desenvolvimento dos bebês é algo mágico, e um dos momentos que mais traz ansiedade aos papais é a fase em que o bebê começa a engatinhar e tomar um pouco mais de independência para si.
É importante dizer que cada bebê tem o seu tempo, por mais que exista sim uma idade adequada para cada fase do desenvolvimento do bebê, cada bebê é único e irá se desenvolver no seu próprio tempo, no ritmo que melhor se adaptar.
Alguns bebês podem demorar um pouco mais para se desenvolver e é por isso que o acompanhamento com um pediatra é tão importante! Ele saberá se existe algo a se preocupar ou se a criança apenas está seguindo o seu ritmo.
O ato de engatinhar ajuda a fortalecer os músculos do bebê para que depois seja capaz de andar. Para que a criança aprenda a engatinhar, ela antes precisa aprender a se equilibrar apoiada nas mãos e nos joelhos, além de reconhecer a capacidade de ir para frente, para trás ou para os lados.
Em geral, os bebês começam a engatinhar depois de desenvolver esse equilíbrio e aprender a se sentar, o que gira em torno dos 7 aos 10 meses de vida. Entretanto, alguns bebês não chegam a engatinhar, e vão direto para a fase seguinte que é aprender a se apoiar nas coisas e caminhar apoiado.
Como incentivar seu filho a engatinhar?
Se o seu bebê já apresenta algum interesse em engatinhar e já desenvolveu esse equilíbrio e a capacidade de se sentar sozinho, é hora de você, mamãe e você, papai, colocarem em prática algumas estratégias simples para ajudá-lo. Confira:
Deixe o bebê no chão
Evite com que o bebê fique muito tempo na cadeira de descanso, deixe o bebê no chão, de barriga para baixo, você estará ajudando a estimular o desenvolvimento de sua força muscular nos ombros, tronco, braços e costas.
Levante o bebê no ar
Enquanto estiver interagindo com o bebê, levante-o no ar, isso fará com que ele contraia os músculos abdominais e isso o ajudará no processo de aprender a engatinhar.
Utilize um espelho
Coloque um espelho de frente para o bebê quando ele estiver deitado de barriga para baixo, isso fará com que ele se atraia por sua própria imagem, tendo mais vontade de se aproximar do espelho, irá desenvolver um esforço maior para chegar até ele.
Utilize brinquedos
Coloque brinquedos que a criança goste e que sejam chamativos, espalhados um pouco afastados dela para que tente pegar sozinha. À medida que for conseguindo alcançar os objetos, você pode ir aumentando a distância e estimulando cada vez mais esse desafio.
Como tudo nesses meses de desenvolvimento, essa será uma fase única mamãe e papai! Aproveitem, interajam com o bebê, aproveitem com ele e estimulem o máximo que puderem.
Não se esqueçam: Cada bebê tem o seu próprio tempo, isso é o que torna a experiência ainda mais linda!
Comentarios